◀ Voltar
O excesso de peso, o álcool e o cigarro são os maiores vilões para quem quer prevenir o problema
O centro de estudos sobre câncer de mama americano Fred Hutchinson Cancer Research Center, elaborou dicas para auxiliar na prevenção do câncer de mama e alertar a população sobre os maus hábitos que podem acelerar o desenvolvimento da doença. O excesso de peso, o álcool e o cigarro são os maiores vilões, segundo a instituição.
Mais frequente após a menopausa, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o câncer de mama de caráter familiar (genético) corresponde a apenas 10% do total de casos da doença. A idade constitui um outro importante fator de risco. A menarca precoce, a menopausa tardia, a ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e a nuliparidade (não ter tido filhos), constituem também fatores de risco para o câncer de mama.
Confira as dicas do Fred Hutchinson Cancer Research Center para evitar a doença:
01. Evite o excesso de peso
A obesidade aumenta o risco de câncer de mama após a menopausa, quando o câncer de mama ocorre com maior frequência. Evitar ganhar peso progressivamente. Tente manter um índice de massa corporal inferior a 25.
02. Tenha uma alimentação saudável
Abrace uma dieta rica em vegetais e frutas e pobre em bebidas com açúcar, carboidratos refinados e alimentos gordurosos. Coma proteína magra, como peito de frango ou peixe e consuma carne vermelha com moderação. Coma mais grãos integrais. Prefira os óleos vegetais aos de gorduras animais.
03. Mantenha-se fisicamente ativo
Pesquisas sugerem que o aumento da atividade física, mesmo quando iniciado mais tarde na vida, reduz o risco de câncer de mama de 10% a 30%. É preciso um exercício moderado, como caminhar 30 minutos, cinco dias por semana para conseguir esse efeito protetor.
04. Beber pouco ou nenhum álcool
O uso de álcool está associado ao aumento do risco de câncer de mama. As mulheres devem limitar a ingestão.
05. Evite a terapia de reposição hormonal
A terapia de reposição hormonal aumenta o risco de câncer de mama. Se você deve tomar hormônios para controlar os sintomas da menopausa, evite aqueles que contêm progesterona e limite o uso a menos de três anos. Hormônios bioidênticos, cremes hormonais e géis não são mais seguros do que os hormônios da prescrição e também devem ser evitados.
06. Considere tomar um medicamento bloqueador de hormônios
Mulheres com história familiar de câncer de mama ou que tenham mais de 60 anos devem conversar com seu médico sobre os prós e contras de drogas que bloqueiam hormônios como o tamoxifeno e o raloxifeno.
07. Não fume
Estudos garantem que fumar a longo prazo aumenta o risco de câncer de mama em algumas mulheres. Busque ajuda para largar o vício se for necessário.
08. Amamente durante o maior tempo possível
Mulheres que amamentam seus bebês por pelo menos um ano têm um risco reduzido de desenvolver câncer de mama mais tarde.
◀ Voltar
UNIDADE 1
PRATA
Rua Capitão João Alves de Lira, 742
Fone 83 3310.3000
Campina Grande / PB
UNIDADE 2
CENTRO
Av. Marechal Floriano Peixoto, 804
Fone 83 3315.7000
Campina Grande / PB
UNIDADE 3
SANTA CLARA
Rua Duque de Caxias, 630
Fone 83 3310.3000
Campina Grande / PB
Copyright Clínica Dr. Wanderley © - 2014
verdedesign