◀ Voltar
Esse método de diagnóstico utiliza os Raios-X. A digitalização reduz consideravelmente o tempo de exposição e a dose de radiação, e nos proporciona imagem de qualidade muito superior, às obtidas pelo método convencional.
Essas radiografias são utilizadas na avaliação dos diversos sistemas do corpo humano e analisadas pelos radiologistas, que emitem os laudos.
Condutas para exames de Raio X Contrastado
Este exame consiste no estudo do intestino grosso através do uso de contraste (sulfato de bário), para avaliação de patologias diversas como diverticuloses, pólipos, neoplasias, além de casos de obstipação intestinal tanto em adultos como em crianças.
O exame é realizado após o preparo intestinal, utilizando-se uma sonda retal, por onde é injetado o contraste.
O paciente pode sentir um desconforto e cólicas intestinais no decorrer do exame, que leva apro-ximadamente 20 minutos.
PREPARO INTESTINAL
Para crianças - em casos de avaliação de obstipação intestinal, não se faz preparo do intestino apenas recomenda-se que não se use laxativo e que a criança passe em torno de 3 dias sem evacuar.
Nos casos de sangramento retal procurar o setor de marcação da clínica para orientações mais detalhadas a cerca do preparo.
Para adultos - as medidas consistem na ingestão de uma quantidade maior de líquido, de alimentação com pouco resíduo e de laxativos.
Essas medidas podem variar conforme a indicação clínica e a idade de cada paciente.
O exame do intestino delgado é realizado após a ingestão de contraste baritado, obtendo-se radiografias com intervalos de aproximadamente 20 minutos, acompanhando a progressão do contraste pelo delgado até atingir o intestino grosso. Esse procedimento possibilita a análise do tempo de trânsito como também a morfologia das alças do delgado. Esta indicado em várias condições como diarréias crônicas, suspeitas de doenças inflamatórias, neoplásicas e de semioclusão intestinal, entre outras.
A duração do exame depende do ritmo intestinal de cada paciente, em geral durando entre 2 a 4 horas, podendo se estender por mais tempo.
PREPARO
Para realização deste exame será necessário jejum, conforme as seguintes orientações :
- até 2 anos de idade - jejum de 3 horas;
- 2 a 5 anos de idade - jejum de 4 horas;
- 5 a 12 anos de idade - jejum de 6 horas;
- acima de 12 anos de idade e adultos - jejum de 8 horas.
- lactentes - trazer 60 ml de leite materno ou do leite em uso, em uma mamadeira.
Exame para avaliação da porção superior do aparelho digestivo que é o esôfago. Nessa ocasião o paciente ingere o contraste de bário que vai opacificar o esôfago, ao mesmo tempo em que observamos o tempo de trânsito e o peristaltismo esofágico, através de um monitor de televisão, sendo obtidas radiografias sequenciadas.
PREPARO
Para realização desse exame será necessário jejum, conforme as seguintes orientações:
- até 2 anos de idade - jejum de 3 horas;
- 2 a 5 anos de idade - jejum de 4 horas;
- 5 a 12 anos de idade - jejum de 6 horas;
- acima de 12 anos de idade - jejum de 8 horas.
- lactentes - trazer 60 ml de leite materno ou do leite em uso, em uma mamadeira.
O estudo contrastado do esôfago, estômago e duodeno é um procedimento realizado com ingestão de contraste baritado, monitorado através de um circuito de televisão para ser avaliado o trânsito, a forma, tamanho e funcionalizada do esôfago, estômago e da porção inicial do intestino delgado.
PREPARO
Para realização desse exame será necessário jejum, conforme as seguintes orientações:
- até 2 anos de idade - jejum de 3 horas;
- 2 a 5 anos de idade - jejum de 4 horas;
- 5 a 12 anos de idade - jejum de 6 horas;
- acima de 12 anos de idade ou adulto, jejum de 8 horas.
- lactentes - trazer 60 ml de leite materno ou do leite em uso, em uma mamadeira.
Trata-se de procedimento realizado após a cateterização do orifício fistuloso por uma sonda, através da qual é injetado o contraste iodado, obtendo-se radiografias de frente e perfil, que demonstram os trajetos fistulosos, que vão orientar o cirurgião durante o procedimento cirúrgico.
É necessário que o orifício fistuloso esteja aberto, eliminando secreção ou outro conteúdo, para poder ser cateterizado.
O procedimento não poderá ser realizado no caso do orifício encontrar-se temporariamente fechado, devendo-se, portanto, aguardar a reabertura do mesmo.
Não precisa de jejum.
A uretrocistografia miccional é um exame contrastado do trato urinário inferior que avalia a uretra e a bexiga durante o enchimento e o esvaziamento.
Para a realização deste exame é introduzida uma sonda pela uretra, através da qual é infundido o contraste iodado que vai encher a bexiga. Posteriormente, são realizadas radiografias durante a micção.
Esse exame é recomendado em casos de :
- infecção urinária de repetição, incontinência urinária e quando há suspeita de lesão na uretra, entre outras indicações.
Não precisa de preparo prévio.
É um exame radiológico que faz uso de contraste iodado para estudar a árvore urinária a partir dos rins até a bexiga.
Esse método diagnóstico oferece importantes informações anatômicas e funcionais da árvore urinária, na detecção das causas de infecção urinária de repetição, de anomalisas congênitas, patologias calculosas, etc.
PREPARO
Para crianças
- se houver histórico de asma, ou alergia a medicamentos ou a outras substâncias comunicar na ocasião da marcação do exame.
Para adultos
- tomar 2 comprimidos de desloratadina (desalex), de 5 mg, sendo um comprimido na véspera do exame e o outro às 6 h da manhã do dia do exame.
- tomar de 2 a 3 comprimidos de lacto-purga às 18 h na véspera do exame, jantar até às 20:00 h, com alimentação leve sem gordura. Permanecer em jejum a partir dessa hora até a realização do exame.
NOTA
Caso o paciente seja diabético e utilize qualquer um dos medicamentos abaixo relacionados :
- metformina, cloridato de metformina, Glucophage, Glucobay, Glicofage, Glifage, Glucoformin, Staform; Glucovance, Glipemil, Dimefor.
Deverá suspende-lo no dia do exame e nos dois dias seguintes ao exame.
Caso o paciente seja diabético ou utilize outras medicações que não estas relacionadas, informar durante o agendamento.
Não suspender medicamento de uso contínuo tal como antihipertensivo, sem devida autorização médica. Caso seja necessário ingerir algum medicamento na manhã do exame (por exemplo remédio para pressão), toma-lo com pequena quantidade d'água.
É o exame radiológico contrastado das vias lacrimais que formece importantes informações a cerca da anatomia e do trânsito do contraste até as fossas nasais.
PREPARO
Para crianças
Exame em criança é necessário anestesia.
6 h de jejum absoluto para as crianças que só se alimentam de leite materno.
8 h de jejum absoluto para as crianças que ingiram outros tipos de alimentos.
Não pode estar gripada, resfriada ou febril.
Para adultos
Esse exame não necessita de preparo prévio.
Caso seja alérgico, tenha apresentado reação alérgica a contraste iodado ou a outros medicamentos, informar no ato da marcação, pois poderá ser necessário o uso de medicação preventiva.
É utilizado no estudo da antomia dos ductos das glândulas salivares com o objetivo de mapear alterações obstrutivas, inflamatórias, traumáticas ou neoplásicas.
Esse exame é realizado com o uso de contraste iodado, após cateterização dos ductos que drenam a saliva das glândulas.
PREPARO
Esse exame não necessita de preparo.
Caso você seja alérgica, tenha apresentado alguma reação a contraste iodado ou a outros medicamentos informar previamente no ato da marcação, pois poderá ser necessário o uso de medicação preventiva.
É um exame utilizado na avaliação da anatomia uterina e da permeabilidade tubária com o principal objetivo de diagnosticar causas de infertilidade primária ou secundária.
Para sua realização é necessária a introdução de contraste iodado no colo uterino com o objetivo de opacificar o útero e as trompas.
PREPARO
O exame será realizado entre o 6º e o 10º dias do ciclo menstrual, sendo o 1º dia considerado o início da mentruação. Caso haja solicitação do exame em outra fase do ciclo, consultar um dos médicos da nossa equipe.
Tomar 40 gotas de buscopan à noite na véspera, pela manhã no dia do exame e 1 h antes. Caso haja alguma restrição ao uso dessa medicação, avisar no ato da marcação para que possamos substituí-lo por outro semelhante.
Se houver suspeita de gravidez o exame não poderá ser realizado.
Essas radiografias digitais simples não necessitam de preparo prévio.
Exame realizado sem preparo prévio.
Recomenda-se que o exame seja efetuado alguns dias antes ou após a menstruação quando as mamas se encontram menos dolorida.
No dia do exame não usar desodorante, talco ou creme nas regiões das mamas ou axilas, pois estes produtos contém substâncias radiopacas, que podem interferir na interpretação do exame.
De acordo com as recomendações internacionais, seu exame será avaliado por dois médicos especializados para que possamos lhe garantir um diagnóstico mais preciso.
Caso disponha de exames anteriores de mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética das mamas, pedimos a gentileza de traze-los. Se você já realizou biópsia ou qualquer outro procedimento nas mamas, traga o resultado do estudo anatopatológico e o exame que orientou o procedimento.
A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precisos e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais.
Esse exame não precisa de preparo prévio.
Recomenda-se que até 7 dias da data da sua avaliação, você não poderá ter realizado exame de medicina nuclear, radiografia e/ou tomografia computadorizada com a administração de contraste por via oral ou retal.
A alimentação é normal no dia do exame, evitando-se apenas o uso de suplemento de cálcio nas 24 h prévias à realização do procedimento.
UNIDADE 1
PRATA
Rua Capitão João Alves de Lira, 742
Fone 83 3310.3000
Campina Grande / PB
UNIDADE 2
CENTRO
Av. Marechal Floriano Peixoto, 804
Fone 83 3315.7000
Campina Grande / PB
UNIDADE 3
SANTA CLARA
Rua Duque de Caxias, 630
Fone 83 3310.3000
Campina Grande / PB
Copyright Clínica Dr. Wanderley © - 2014
verdedesign